HISTEDBR

História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR/UFOPA

Curso de Extensão – Quarta com Ciência: EDUCADORES BRASILEIROS (2021)

0 Flares 0 Flares ×

Curso de Extensão – Quarta com Ciência: EDUCADORES BRASILEIROS

 

Sobre a ação: 

O Curso de extensão “Quarta com Ciência: EDUCADORES BRASILEIROS” integra as ações do Projeto “Quarta Com Ciência do Histedbr Ufopa”, desenvolvido, quinzenalmente, as quartas-feiras na universidade Federal do Oeste do Pará desde o ano de 2017. A edição a ser desenvolvida no segundo semestre de 2021, será coordenada conjuntamente com o Grupo de estudos e pesquisas “História, Trabalho e Educação no Brasil” – (Histraeb).

 Nesta etapa trataremos do estudo das questões teóricas sobre educadores brasileiros: Lourenço Filho; Paschoal Lemme; Anísio Teixeira; Fernando Azevedo; Armanda Alberto; Florestan Fernandes; Noêmia Saraiva de Mattos; Paulo Freire; Nisia Floresta e Dermeval Saviani. É um curso de extensão centrado nas ações e ideias destes educadores. Será ministrado em formato de palestras, com aulas transmitidas em tempo real, por meio do canal no YouTube, com participação de docentes e discentes vinculados aos diversos grupos de estudos e pesquisas do Histedbr nacional e de outras instituições.

 

Dinâmica do curso:

O desenvolvimento da atividade combinará aulas remotas, seguidas de debates​;​ as questões para o debate deverão ser encaminhadas pelos participantes através do chat durante a transmissão.​

O curso de extensão acontecerá quinzenalmente as QUARTAS FEIRAS, das 19h30m até as 21h30m.

 

Data de início: 04 de agosto de 2021

Término do curso: 01 de dezembro de 2021

Público-Alvo: Professores da educação superior e da educação básica; pesquisadores; estudantes da graduação e da pós-graduação nacionais e internacionais.

Período de inscrição: 01 de julho à 05 de agosto de 2021.

Limite de inscrições: 300 vagas

Sobre a certificação: Será emitida a certificação de 40h para os inscritos que assinarem a folha de frequência cumprindo o mínimo de 75% de participação.

Acesse AQUI a programação do curso.

Faça AQUI sua inscrição no curso.

Contato: grupohistedbrufopa@gmail.com

Arte: Talline Oliveira

WhatsApp Image 2021-08-03 at 15.41.37

 

HISTRAEB-LIEPE

Facebook:  https://www.facebook.com/histraeb/?ref=pages_you_manage

Instagram: https://www.instagram.com/histraeb/?hl=pt-br 

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCZrERNzqJBCvOForyo4wjDw

 

HISTEDBR UFOPA

Instagram:  https://www.instagram.com/histedbrufopa/?hl=pt-br

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYpqWK1dkbtddHFBfPv1ZoA

 

 

 

Realização/Apoio:

Ufopa_braso_PNG_fundo_transparentelogo icedlogo 10 anos histedbr ufopalogo Histraeb

 

 

AULA 1 - 04 de agosto de 2021

Tema: Educador Lourenço Filho

Apresentadora: Me. Elenise Arruda/UFOPA

Mediador: Prof. Dr. Anselmo Colares/UFOPA

Expositor: Prof. Dr. Marco Antônio Oliveira Gomes/UEM

 

Links de acesso a 1ª aula:HISTRAEB: https://www.youtube.com/watch?v=0aVBI7wwtLEHISTEDBR UFOPA: https://www.youtube.com/watch?v=Lu3ISq0Ie78

Referências

COELHO, Selma Cotta Chauvet.A reforma da escola com Manoel Bergstrom Lourenço Filho e as bases de uma nova escola no Brasil. Revista Teias, v. 15, n. 38, p. 18-31, 2014. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24464>.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Tendências da educação brasileira. In: LOURENÇO FILHO; Ruy; MONARCHA, Carlos. Ruy Lourenço. Manoel Bergstrom Lourenço Filho. 2. ed. – Brasília: MEC/Inep, 2002.

MONARCHA, Carlos. Lourenço Filho. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

Arte: Talline Oliveira

WhatsApp Image 2021-07-16 at 08.20.45

 

 

AULA 2 - 18 de agosto de 2021

Tema: Educador Paschoal Lemme

Apresentadora: Me. Maria Aguiar/UFOPA

Mediador: Prof. Esp. Wellington Silva/HISTRAEB

Expositora: Profa. Dra. Maria Antônia Vidal Ferreira/UFOPA

 

Links de acesso a 2ª aula:

HISTRAEB: https://www.youtube.com/watch?v=X-5FmWwX3AM

HISTEDBR UFOPA: https://www.youtube.com/watch?v=zC_bFEHEvvE

Acesse AQUI o Slide da 2ª aula

 

Referências

Brandão, Zaia. Paschoal Lemme. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 172 p.: il. (Coleção Educadores). Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4712.pdf>. Acesso em: 08 jul 2021.

CENTENO, Carla Villamaina. Paschoal Lemme e o Combate à influência norte-americana na educação brasileira (1950-1960). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 71, p. 42-54, mar. 2017 – ISSN: 1676-2584. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8649858>. Acesso em: 08 jul 2021.

FERRARI, Gláucia; FERRARI, Márcia; PROVETI, Mateus. Paschoal Lemme: os povos do campo como sujeitos de uma educação democrática. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 28, p. 195-206, jan./abr. 2020. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde>. Acesso em: 08 jul 2021.

KASTELIC, Eloa Soares Dutra. Percurso de Paschoal Lemme. São Paulo: Autores Associados, 2014. Disponível em: <https://www.estantevirtual.com.br/livros/eloa-soares-dutra-kastelic/o-percurso-de-paschoal-lemme/3734547764?show_suggestion=0>. Acesso em: 08 jul 2021.

LEMME, Paschoal. Educação Democrática e Progressista. São Paulo: Editora Pluma, 1961. Lemme, Paschoal, 1904-1997. Memórias de um educador. Estudos de Educação e perfis de educadores. 2. ed. – Brasília: Inep, 2004. 5 v.: il. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/historia_da_educacao/estudos_de_educacao_e_destaques_da_correspondencia.pdf>. Acesso em: 08 jul 2021.

Paschoal Lemme: O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e suas repercussões na realidade educacional brasileira. Revista brasileira Estudos pedagógicos, Brasília, v. 86, n. 212, p. 163-178, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/70Anos/Texto_Paschoal_Lemme.pdf>. Acesso em: 08 jul 2021.

XAVIER, Cristiane Fernanda. Sociologia de um educador – Paschoal Lemme e a Educação de Adultos. Comunicações Piracicaba v. 24 n. 3 p. 255-278 setembro-dezembro 2017. Disponível  em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3572>. Acesso em: 08 jul 2021.

Arte: Talline Oliveira

Aula 2 - 18.08.2021

 

 

AULA 3 - 01 de setembro de 2021

Tema: Educador Anísio Teixeira

Apresentadora: Me. Ângela Santos/UFOPA

Mediador: Prof. Dr. Edilan Quaresma/UFOPA

Expositor: Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel/UNIR

 

Links de acesso a 3ª aula:

HISTRAEB: https://www.youtube.com/watch?v=yS3S9UJC-5w

HISTEDBR UFOPA: https://www.youtube.com/watch?v=A8nDORRqi5U

Acesse AQUI o Slide da 3ª aula

 

Referências

MACIEL, A. C.; BOTELHO, A. R.; SILVA, C. A. da. A revolução francesa e a educação integral no Brasil: da concepção ao conceito. Educação em Revista. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/SYBvTGDZbZYWcbRKSQPCJJM/?lang=pt

 Arte: Talline Oliveira

Aula 3 - 01 09 2021

AULA 4 - 15 de setembro de 2021

Tema: Educador Fernando de Azevedo

Apresentadora: Me. Verieli Della Justina/HISTRAEB-Liepe

Mediador: Prof. Dr. Eraldo Leme Batista/HISTRAEB-Liepe

Expositora: Prof. Dra. Maria Cristina Machado/UEM

 

Links de acesso a 4ª aula:

HISTEDBR UFOPA:  https://www.youtube.com/watch?v=qXwnL01rHE4

HISTRAEB: https://www.youtube.com/watch?v=I7CfhyxLDjA

 

Referências (indicativo de leitura aos cursistas)

AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. Companhia Editora Nacional. 1944. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1lNGElewsyV78P_6MkKd4V0OFcsaTSDEV/view?usp=sharing

PENNA, Maria Luiza. Fernando de Azevedo. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massanga, 2010. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1y6sIHcLzwqyi_HkvK9bshlQSRb8HB5Sd/view?usp=sharing

 Arte: Talline Oliveira

Cartaz AULA 4 - 15.09.2021 Fernando Azevedo

 

AULA 5 - 29 de setembro de 2021

Tema: Educador Paulo Freire

Apresentadora: Me. Márcia Lima/UFOPA

Mediadora: Profa. Dra. Lília Colares/UFOPA

Expositora: Prof. Dra. Jaqueline Ventura/UFF

 

Links de acesso a 5ª aula:

HISTEDBR UFOPA:  https://www.youtube.com/watch?v=-GqqF3garDs

HISTRAEB: https://www.youtube.com/watch?v=XW6_-aSqjEY

 

Referências (indicativo de leitura aos cursistas)

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 31ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 39ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 5ª ed. São Paulo: paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

SCHNORR, G. M. Pedagogia do oprimido. In: SOUZA, A. I. (org.). Paulo Freire. Vida e Obra. São Paulo: Expressão Popular, 2001.

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas/SP: Autores Associados, 2008. (capítulos VIII e X)

SAVIANI, Dermeval. Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas: São Paulo, 2010. (capítulos I e XXXI)

VENTURA, Jaqueline. MOURA, Ana Paula. Resenha do livro Essa escola chamada Vida. In: Movimento. Revista de Educação. Dossiê temático Paulo Freire (1921-1997): novas leituras. n.7, 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32642/18777

 

 Arte: Talline Oliveira

WhatsApp Image 2021-09-27 at 15.59.04

AULA 6 - 13 de outubro de 2021

Tema: Educadora Nísia Floresta

Apresentadora: Profa. Esp. Lisiane Ribas (HISTRAEB -LIEPE)

Mediador: Prof. Dr. Marco Lamarão (IF-FLUMINENSE)

Expositor: Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares (UFOPA)

 

Links de acesso a 6ª aula:

HISTEDBR UFOPA:  https://www.youtube.com/watch?v=tkE7BAc45IQ

HISTRAEB: https://www.youtube.com/watch?v=s8StcXzlJ8s

 

Referências (indicativo de leitura aos cursistas)

Verbete constante nas páginas 412 a 419 do DICIONÁRIO DE EDUCADORES DO BRASIL. Organizadores: Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero e Jader de Medeiros Britto. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, Mec-Inep, 1999.

BATTISTELLA, Laura Sánchez Pereira. Nísia Floresta: memória e história da mulher intelectual oitocentista. 2017.110 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu, 2017.

SILVA, Bárbara Amaral da. Negociando distâncias em defesa da educação para as brasileiras em Nísia Floresta. Tese de doutorado do Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG, ano 2020, sob a orientação de Helcira Maria Rodrigues de Lima.

LONZA, Gabriel Battazza. A educação das mulheres no Brasil: Nísia Floresta e a experiência do Colégio Augusto (1838-1849). 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

ROSA, Graziela Rinaldi da. Transgressão e moralidade na formação de uma “matrona esclarecida”: contradições na filosofia de educação nisiana. Tese, 2012, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

COELHO, Catarina Alves. Direito das mulheres e injustiça dos homens: a tradução utópico-feminista de Nísia Floresta. Dissertação de Mestrado. FFCL da USP, 2019. Orientada por Maria Silvia Cintra Martins.

SILVA, Elizabeth Maria da. Mulheres emancipai-vos!: um estudo sobre o pensamento pedagógico feminista de Nísia Floresta. Dissertação 2014, UFPE.

 Arte: Talline Oliveira

Cartaz Aula 6 - 13 10 2021

AULA 7 - 27 de outubro de 2021

Tema: Educadora Noêmia Saraiva de Mattos

Apresentadora: Profa. Me. Eli Tapajós (HISTEDBR-UFOPA))

Mediador: Profa. Dra. Edna Marzzitelli (HISTEDBR-UFOPA)

Expositor: Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto (UFSCar)

 

Links de acesso a 7ª aula:

HISTEDBR UFOPA: https://www.youtube.com/watch?v=inI2Y4y43Bg
HISTRAEB LIEPE: https://www.youtube.com/watch?v=5gzy4QXHWgc

 

Referências (indicativo de leitura aos cursistas)

MOTA, A. Cleaning up the race through the hands of ruralist education: the case of the Butantan Rural School Group in the 1930s. Interface – Comunic., Saude, Educ., v.14, n.32, p.9-22, jan./mar. 2010.

 

  Arte: Talline Oliveira

Cartaz Aula 7 - 27 10 2021

AULA 8 - 10 de novembro de 2021

Tema: Educadora Armanda Alberto

Apresentadora: Profa. Me. Verieli Justina (HISTRAEB-LIEPE)

Mediador: Prof. Dr. Marco Lamarão (IF-Fluminense)

Expositor: Prof. Dr. André Dioney Fonseca (UFOPA)

 

Links de acesso a 8ª aula:

HISTEDBR UFOPA: https://www.youtube.com/watch?v=TAQfONdHFj4
HISTRAEB LIEPE: https://www.youtube.com/watch?v=_n5VOREi8UA

 

Referências (indicativo de leitura aos cursistas)

ÁLVARO ALBERTO, Armanda (Org.). A Escola Regional de Meriti: (documentário) 1921- 1964. Brasília: Rio de Janeiro. MEC-Inep- CEPEMHEd, 2016.

ÁLVARO ALBERTO, Armanda. “Livros, revistas e jornais para crianças”. Rio de Janeiro. Conferência Nacional de Proteção à Infância, Rio de Janeiro, 1933.

ÁLVARO ALBERTO, Armanda. A iniciativa particular na organização das escolas primárias e profissionais. III Conferência Nacional de Educação, em São Paulo, 1929.

ÁLVARO ALBERTO, Armanda. Tentativa de escola moderna. In: ÁLVARO ALBERTO, Armanda (Org.). A Escola Regional de Meriti: (documentário) 1921- 1964. Brasília: Rio de Janeiro. MEC-Inep- CEPEMHEd, 2016. p. 45-56.

ÁLVARO ALBERTO, Armanda. Uma experiência de Escola Regional. In: ÁLVARO ALBERTO, Armanda (Org.). A Escola Regional de Meriti: (documentário) 1921- 1964. Brasília: Rio de Janeiro. MEC-Inep- CEPEMHEd, 2016. p. 57-66.

GOMES, Selma Regina. Armanda Álvaro Alberto: uma Educadora e Feminista Brasileira. A Lacuna Inaceitável da História. Educativa (Goiânia. Online), v. 22, p. 1-18, 2019.

LAZARONI, Dalva. Mate com Angu: a história de Armanda Álvaro Alberto. Rio de Janeiro: Edição Europa, 2010.

Luís de Gonzaga Barros (verbete). ABREU, Alzira Alves de. (et al.). Dicionário histórico-biográfico brasileiro pós-1930. Rio de Janeiro: Editora FGV; CPDOC, 2001. p. 66-67.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. “A trajetória de uma educadora pioneira: Armanda Álvaro Alberto (1892-1974)”. In: SIMÕES, Simone (Org.). Mulheres da Baixada Fluminense: histórias de luta e conquista da cidadania feminina. Rio de Janeiro: Cedim, 2004, v. 04, pp. 31-45.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. “Armanda Alvaro Alberto”. In: FÁVERO, Maria de Lourdes e BRITO, Jader Medeiros de. (Org.). Dicionário de educadores no Brasil: da colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. MEC-Inep, (1ª edição), 1999, pp. 89-98.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Baú de memórias, bastidores de histórias: o legado pioneiro de Armanda Álvaro Alberto. Bragança Paulista: Edusf, 2002.

MORAES, Jose Damiro de. Armanda Álvaro Alberto: escola nova e repressão política nos anos 1930. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 183-195, 2014.

 Arte: Talline Oliveira

Cartaz Aula 8 - 10.11.2021

AULA 9 - 24 de novembro de 2021

Tema: Educador Florestan Fernandes

Apresentadora: Bruna Letícia Soares de carvalho (UFOPA)

Mediadora: Profa. Dra. Maria Antônia Vidal Ferreira  (UFOPA)

Expositora: Profa. Dra. Fabiana Rodrigues (FE-UNICAMP)

 

Links de acesso a 9ª aula:

HISTEDBR UFOPA: https://www.youtube.com/watch?v=TXWECtT0Tfk
HISTRAEB LIEPE: https://www.youtube.com/watch?v=NiMTsWHiKaE

 

Referências (indicativo de leitura aos cursistas)

Bibliografia básica:

OLIVEIRA, M. M. Florestan Fernandes. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 164p. (Formação política e o trabalho do professor.  p.119-140).

Bibliografia complementar (podem ser baixadas no dossiê disponível neste link: Florestan Fernandes: cem anos – Marxismo 21):

BLOCH, M. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

CANDIDO, A. A Revolução de 1930 e a cultura. In: Novos Estudos do Cebrap. N.4, abr. 1984.

FERNANDES, F. Educação e Sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus, 1966.

FERNANDES, F. Universidade Brasileira: Reforma ou Revolução? São Paulo: Alfa-Omega, 1975.

FERNANDES, F. A sociologia no Brasil. Contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1986.

FERNANDES, F.; Nova república? 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

FERNANDES, F. O desafio educacional. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.

FERNANDES, F., A revolução burguesa no Brasil. 5ªed. São Paulo: Globo, 2006.

FERNANDES, F. Que tipo de república? 2ªed. São Paulo:Globo, 2007.

NETTO, J. P. A recuperação marxista da categoria de revolução. In: D’Incao, M. A. (org.). O saber militante. Ensaios sobre Florestan Fernandes. São Paulo: Paz e Terra: 1987.

SANTIAGO, S. Cabo das tormentas. In: ROSA, J. G. Grande Sertão: veredas. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SILVEIRA, H. F. Chaves do exílio e portas da esperança. São Paulo: Jornal da USP, 2020. Disponível em: Chaves do exílio e portas da esperança – Jornal da USP #jornaldausp Acesso em jan. 2021.

SZYMBORSKA, W. Poemas. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

  Arte: Talline Oliveira

Cartaz Aula 9 - 24.11.2021

 

AULA 10 - 01 de dezembro de 2021

Tema: Educador Dermeval Saviani

Apresentador: Prof. Dr. Eraldo Batista (HISTRAEB-LIEPE)

Mediador: Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares (HISTEDBR-UFOPA)

Expositora: Profa. Dra. Julia Malanchen (UNIOESTE)

 

Links de acesso a10ª aula:

HISTEDBR UFOPA: https://www.youtube.com/watch?v=BT5ufZrjNHo
HISTRAEB LIEPE: https://www.youtube.com/watch?v=8S8Pz65beJQ

 

Referências (indicativo de leitura aos cursistas)

SAVIANI, Dermeval. Dermeval Saviani: pesquisador, professor e educador. Organização e introdução Diana Gonçalves Vidal – BH: Autentica Editora/Editora Autores Associados, 2011. (coleção perfis da educação).

BATISTA, Eraldo Leme, LIMA, Marcos Roberto. Dermeval Saviani – uma trajetória de luta e compromisso com a educação transformadora. Revista Germinal: educação e marxismo em debate. V.5, n.2, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9711

FREITAS, Carmen Laenia Almeida Maia de,  MAIA, Maria Irani Mendes,  OLIVEIRA, Maria José Alves de Freitas, COLAÇO, Soraia. Dermeval Saviani: um pouco de sua vida, algumas de suas obras. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília. V.4, n.2, 2018. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RIPPMAR/article/view/8656

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. CURY, Carlos Roberto Jamil. Dermeval Saviani: uma trajetória cinquentenária. Interface (Botucatu) [online]. 2017, vol.21, n.62, pp.509-519.  Epub 25-Maio-2017. ISSN 1807-5762. Disponível em:  https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-893355

FRIGOTTO, Gaudêncio. Dermeval Saviani e a centralidade ontológica do trabalho na formação do “homem novo”, artífice da sociedade socialista. Interface (Botucatu) [online]. 2017, vol.21, n.62, pp.509-519.  Epub 25-Maio-2017. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0967. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/XQBkwBnn4yRdy4X6RjYfnPh/abstract/?lang=pt

  Arte: Talline Oliveira

Cartaz Aula 10 - 01.12.2021

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Updated: 25 de agosto de 2023 — 20:29

Posts recentes

by Dimention Softwares e Marketing Digital fone: (93)99110-8874 e-mail:contato@dimention.com.br - HISTEDBR © 2016 Frontier Theme
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×