HISTEDBR

História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR/UFOPA

Atividades conjuntas com o HISTEDBR nacional

0 Flares 0 Flares ×

ANO DE 2022

 

CURSO DE EXTENSÃO: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL

Com atenção aos desafios da formação inicial e continuada dos profissionais da educação,agentes e professores das redes de ensino público e privado, estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), professores universitários, acadêmicos vinculados aos cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas, e de bacharelados, e demais interessado na luta pela qualidade da educação pública no Brasil, o grupo HISTEDBR tem o  prazer de anunciar o lançamento do Curso de Extensão intitulado Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Infantil: escola, currículo e a formação crítica, com a oferta de vagas em nível nacional por intermédio da inscrição.

 

Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScEpnp9aakUv3eVsdjVCznC6Pkn5I5J0tCaVwAa6qg2E-zQyg/viewform

Duração do Curso: 10/03 a 30/06/2022, transmitidas no canal no YouTube: HISTEDBR

Carga horária: as aulas ocorrerão nas manhãs das quintas-feiras, das 09h00as 12h00, perfazendo um total de 60h.

Certificação: Os certificados serão emitidos pela instituição em que a inscrição foi realizada, em conformidade com os critérios adotados por cada instituição de inscrição.

Lista de presença: durante a transmissão de cada aula, por volta de 11h30m, será exibido um link do formulário de presença e um código numérico de quatro dígitos. O formulário deverá ser preenchido informando corretamente os dados utilizados na inscrição como extensionista, em especial o e-mail, o CPF e o código informado. A lista ficará disponível por 6 dias.

 

O curso de extensão está diretamente vinculado com a disciplina do mesmo nome, em várias instituições de ensino públicas, pelos seguintes docentes:

INSTITUIÇÕES / PROGRAMAS que oferecerão como DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO:

1. PPGE UNICAMP – Profs. José Claudinei Lombardi e Prof Régis H Silva;

2. PPGE UFOPA – Prof. Anselmo Colares e Profa. Lilia Colares;

3. PPGECC da UERJ  – Profa. Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão.

 

INSTITUIÇÕES / CURSOS DE EXTENSÃO

1. UNIRIO – Profs. Rosimeri Silva Pereira e Dalton José Alves;

2. UFSM – Profa. Liliana Soares Ferreira;

3. UFSCar Sorocaba – Profs.. Luciana Coutinho; Marcos Francisco Martins; Maria Cristina dos Santos;

4. UFT – Prof. Vicente Calheiros;

5. IFC – Camboriú e Concórdia – Profa. Solange Zotti;

6. UFSC – Profs. Soraya Franzoni Conde, Carolina Pichetti e Débora Peixe;

7. UFAL – Rede LEPEL – Profa. Joelma Albuquerque;

8. UEMG – Profa. Célia Regina da Silva.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS 

 
·         O curso terá uma duração de 60 (sessenta) horas aula com projeção direta pela plataforma do  GRUPO HISTEDBR (Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil”) com sede na Faculdade de Educação/UNICAMP;
·         Os encontros deverão ocorrer às quintas-feiras, das 9 até as 12h  com período de funcionamento entre os dias 03 de março e 30 de junho  de 2022;
·         A lista de presença será mantida em aberta para preenchimento via formulário durante o evento da aula síncrona com formulario de frequência devendo ser assinada até o dia anterior da aula da semana seguinte;
·         Cada aula síncrona será gravada podendo ser acessada em nossa  plataforma de forma assíncrona.

 

Cartaz de divulgação do curso

 

 

ANO DE 2021

 

CURSO DE EXTENSÃO: PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: ciência, currículo e didática

Tratou-se de um curso de extensão NACIONAL, que reproduziu em tempo real as palestras e o debate que fizeram parte da disciplina do Curso de Pós-graduação em Educação da UNICAMP. As aulas foram ministradas por renomados professores pertencentes a essa perspectiva pedagógica emancipatória.

Nesta versão, o curso de extensão foi ministrado pelos programas de pós-graduação (PPGE) de duas instituições parceiras: o PPGE da Universidade Federal da Paraíba, o PPGE da Universidade Federal do Oeste do Pará e a Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro.

O curso de extensão ocorreu todas as QUINTAS FEIRAS, das 9 até as 13 horas.

DATA DE INÍCIO: 18 DE MARÇO.

O curso de extensão emitiu certificado de sessenta horas para os participantes que assinaram a folha de frequência no mínimo 70% das aulas.

 

Ementa

Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica no que diz respeito à concepção marxista de ciência, método, currículo e didática, na perspectiva de assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional.

Objetivos

1.1.  Caracterizar o significado da pedagogia histórico-crítica como uma concepção dialética de educação;

1.2.  Compreender os fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógico-didáticos a partir dos quais a pedagogia histórico-crítica articula as dimensões teóricas e práticas na realização da atividade educativa;

1.3.  Examinar e avaliar a contribuição da pedagogia histórico-crítica para a superação da dicotomia entre teoria e prática que caracteriza as pedagogias hegemônicas no contexto da educação brasileira atual.

1.4.  Examinar e avaliar a contribuição da pedagogia histórico-crítica para a articulação dialética das dimensões teóricas e práticas nos diversos níveis e modalidades de ensino.

1.5.  Fazer um estudo teórico e prático da concepção de ciência, de currículo e didática, na perspectiva marxiana de articulação dialética entre conteúdo e forma.

Conteúdo programático: TEMA: Pedagogia Histórico Crítica: ciência, currículo e didática

1.  INTRODUÇÃO: a Pedagogia Histórico Crítica como uma teoria pedagógica marxista

2.  Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica

3.  Concepção marxista de ciência e método: fundamentos da didática Histórico Crítica

4.  O desenvolvimento da escrita na perspectiva da PHC

5.  As ciências do homem na perspectiva marxista e suas contribuições para a PHC

6.  Psicologia – Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico Crítica

7.  Ciências Humanas / Geografia e História (espaço e tempo): conteúdo e didática na perspectiva da

PHC

8 – As ciências da natureza: conteúdo e didática do conhecimento da Natureza na perspectiva da PHC

9.    Química e Ensino de Química: conteúdo e didática na perspectiva da PHC

10. Biologia Ensino de Biologia: conteúdo e didática na perspectiva da PHC

11. Educação Física na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC

12. Educação Especial e Artes na educação escolar:​ conteúdo e didática na perspectiva da PHC

13 – Concepção politécnica de educação e a organização do trabalho escolar

14 – Transição do Capitalismo ao novo modo de produção e a educação dos vivem do trabalho: implementação da PHC e formação do novo homem para uma nova sociedade

15. CONCLUSÃO: perspectivas para a pedagogia histórico-crítica diante dos problemas da educação brasileira no contexto da sociedade atual

Forma de trabalho:

O desenvolvimento da disciplina combinou aulas à​ distância, seguidas de debates​;​ as questões para o debate foram encaminhadas pelos participantes através do chat.

Acesse AQUI o site do curso

Cartaz de divulgação do curso de extensão

WhatsApp Image 2021-03-15 at 21.03.04

 

ANO DE 2020

 

CURSO DE EXTENSÃO: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PRÁTICA TRANSFORMADORA

Com a finalidade de socializar estudos e pesquisas vinculados à Pedagogia Histórico-Crítica e seu potencial transformador da sociedade, a atividade de extensão foi ofertada para estudantes de curso de graduação, professores das redes pública e privada de ensino, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), professores universitários e membros dos movimentos sociais e da sociedade em geral.

O curso de extensão esteve diretamente vinculado com a disciplina do mesmo nome, em várias instituições de ensino públicas, pelos seguintes docentes:

  1. professores doutores José Claudinei Lombardi e Mara Regina Jacomeli, ambos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
  2. professores doutores Luciana Cristina Salvatti Coutinho e Marcos Francisco Martins, do PPGEd do Centro de Ciências Humanas e Biológicas do Campus Sorocaba, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-So);
  3. professora Maria Cristina dos Santos, do campus São Carlos, da da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
  4. professor doutor Rodrigo Sarruge Molina, da Universidade Federal de espírito Santo (UFES);
  5. professores doutores Anselmo Alencar Colares e Lilia Colares, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA);
  6. professores doutores Rosimeri Pereira e Dalton Alves, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);
  7. professores doutores Marta Loula Dourado Viana e Cláudio Eduardo Félix dos Santos, da Universidade Estadual do Sudoeste do Estado da Bahia (UESB) – campus Vitória da Conquista;
  8. professor doutor Jorge Fernando Hermida, da UFPB.

As atividades na modalidade disciplina foram administradas pelas respectivas instituições de ensino e as atividades do formato curso de extensão (inscrição, controle de frequência e emissão de certificados) estiveram sob responsabilidade do Programa de Pós-graduação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O curso teve duração de 60 (sessenta) horas aula. Os encontros aconteceram todas as quintas-feiras, das 9 até as 12h. Tendo como data de início a quinta-feira 24 de SETEMBRO de 2020. O certificado de participação no evento foram emitidos para aqueles que tenham um mínimo de 75% de participação no total de horas/aula.

Cartaz de divulgação do curso de extensão

Curso de extensão PHC UNicamp

 

Você encontrará aqui:

  • Informações sobre as atividades conjuntas com o HISTEDBR nacional.

 

Ufopa braso oficial JPG pequenologo HISTEDBR logo - pequena

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Posts recentes

by Dimention Softwares e Marketing Digital fone: (93)99110-8874 e-mail:contato@dimention.com.br - HISTEDBR © 2016 Frontier Theme
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×