ANO DE 2022
CURSO DE EXTENSÃO: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EDUCAÇÃO INFANTIL
Com atenção aos desafios da formação inicial e continuada dos profissionais da educação,agentes e professores das redes de ensino público e privado, estudantes de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), professores universitários, acadêmicos vinculados aos cursos de Pedagogia e demais Licenciaturas, e de bacharelados, e demais interessado na luta pela qualidade da educação pública no Brasil, o grupo HISTEDBR tem o prazer de anunciar o lançamento do Curso de Extensão intitulado Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Infantil: escola, currículo e a formação crítica, com a oferta de vagas em nível nacional por intermédio da inscrição.
Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScEpnp9aakUv3eVsdjVCznC6Pkn5I5J0tCaVwAa6qg2E-zQyg/viewform
Duração do Curso: 10/03 a 30/06/2022, transmitidas no canal no YouTube: HISTEDBR
Carga horária: as aulas ocorrerão nas manhãs das quintas-feiras, das 09h00as 12h00, perfazendo um total de 60h.
Certificação: Os certificados serão emitidos pela instituição em que a inscrição foi realizada, em conformidade com os critérios adotados por cada instituição de inscrição.
Lista de presença: durante a transmissão de cada aula, por volta de 11h30m, será exibido um link do formulário de presença e um código numérico de quatro dígitos. O formulário deverá ser preenchido informando corretamente os dados utilizados na inscrição como extensionista, em especial o e-mail, o CPF e o código informado. A lista ficará disponível por 6 dias.
O curso de extensão está diretamente vinculado com a disciplina do mesmo nome, em várias instituições de ensino públicas, pelos seguintes docentes:
INSTITUIÇÕES / PROGRAMAS que oferecerão como DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO:
1. PPGE UNICAMP – Profs. José Claudinei Lombardi e Prof Régis H Silva;
2. PPGE UFOPA – Prof. Anselmo Colares e Profa. Lilia Colares;
3. PPGECC da UERJ – Profa. Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão.
INSTITUIÇÕES / CURSOS DE EXTENSÃO
1. UNIRIO – Profs. Rosimeri Silva Pereira e Dalton José Alves;
2. UFSM – Profa. Liliana Soares Ferreira;
3. UFSCar Sorocaba – Profs.. Luciana Coutinho; Marcos Francisco Martins; Maria Cristina dos Santos;
4. UFT – Prof. Vicente Calheiros;
5. IFC – Camboriú e Concórdia – Profa. Solange Zotti;
6. UFSC – Profs. Soraya Franzoni Conde, Carolina Pichetti e Débora Peixe;
7. UFAL – Rede LEPEL – Profa. Joelma Albuquerque;
8. UEMG – Profa. Célia Regina da Silva.
ORIENTAÇÕES GERAIS
· O curso terá uma duração de 60 (sessenta) horas aula com projeção direta pela plataforma do GRUPO HISTEDBR (Grupo de Estudos e Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil”) com sede na Faculdade de Educação/UNICAMP; · Os encontros deverão ocorrer às quintas-feiras, das 9 até as 12h com período de funcionamento entre os dias 03 de março e 30 de junho de 2022; · A lista de presença será mantida em aberta para preenchimento via formulário durante o evento da aula síncrona com formulario de frequência devendo ser assinada até o dia anterior da aula da semana seguinte; · Cada aula síncrona será gravada podendo ser acessada em nossa plataforma de forma assíncrona.
Cartaz de divulgação do curso
ANO DE 2021
CURSO DE EXTENSÃO: PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: ciência, currículo e didática
Tratou-se de um curso de extensão NACIONAL, que reproduziu em tempo real as palestras e o debate que fizeram parte da disciplina do Curso de Pós-graduação em Educação da UNICAMP. As aulas foram ministradas por renomados professores pertencentes a essa perspectiva pedagógica emancipatória.
Nesta versão, o curso de extensão foi ministrado pelos programas de pós-graduação (PPGE) de duas instituições parceiras: o PPGE da Universidade Federal da Paraíba, o PPGE da Universidade Federal do Oeste do Pará e a Universidade Federal do Estado de Rio de Janeiro.
O curso de extensão ocorreu todas as QUINTAS FEIRAS, das 9 até as 13 horas.
DATA DE INÍCIO: 18 DE MARÇO.
O curso de extensão emitiu certificado de sessenta horas para os participantes que assinaram a folha de frequência no mínimo 70% das aulas.
Ementa
Estudo das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico-crítica no que diz respeito à concepção marxista de ciência, método, currículo e didática, na perspectiva de assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional.
Objetivos
1.1. Caracterizar o significado da pedagogia histórico-crítica como uma concepção dialética de educação;
1.2. Compreender os fundamentos filosóficos, psicológicos e pedagógico-didáticos a partir dos quais a pedagogia histórico-crítica articula as dimensões teóricas e práticas na realização da atividade educativa;
1.3. Examinar e avaliar a contribuição da pedagogia histórico-crítica para a superação da dicotomia entre teoria e prática que caracteriza as pedagogias hegemônicas no contexto da educação brasileira atual.
1.4. Examinar e avaliar a contribuição da pedagogia histórico-crítica para a articulação dialética das dimensões teóricas e práticas nos diversos níveis e modalidades de ensino.
1.5. Fazer um estudo teórico e prático da concepção de ciência, de currículo e didática, na perspectiva marxiana de articulação dialética entre conteúdo e forma.
Conteúdo programático: TEMA: Pedagogia Histórico Crítica: ciência, currículo e didática
1. INTRODUÇÃO: a Pedagogia Histórico Crítica como uma teoria pedagógica marxista
2. Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica
3. Concepção marxista de ciência e método: fundamentos da didática Histórico Crítica
4. O desenvolvimento da escrita na perspectiva da PHC
5. As ciências do homem na perspectiva marxista e suas contribuições para a PHC
6. Psicologia – Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico Crítica
7. Ciências Humanas / Geografia e História (espaço e tempo): conteúdo e didática na perspectiva da
PHC
8 – As ciências da natureza: conteúdo e didática do conhecimento da Natureza na perspectiva da PHC
9. Química e Ensino de Química: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
10. Biologia Ensino de Biologia: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
11. Educação Física na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
12. Educação Especial e Artes na educação escolar: conteúdo e didática na perspectiva da PHC
13 – Concepção politécnica de educação e a organização do trabalho escolar
14 – Transição do Capitalismo ao novo modo de produção e a educação dos vivem do trabalho: implementação da PHC e formação do novo homem para uma nova sociedade
15. CONCLUSÃO: perspectivas para a pedagogia histórico-crítica diante dos problemas da educação brasileira no contexto da sociedade atual
Forma de trabalho:
O desenvolvimento da disciplina combinou aulas à distância, seguidas de debates; as questões para o debate foram encaminhadas pelos participantes através do chat.
Acesse AQUI o site do curso
Cartaz de divulgação do curso de extensão
ANO DE 2020
CURSO DE EXTENSÃO: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PRÁTICA TRANSFORMADORA
Com a finalidade de socializar estudos e pesquisas vinculados à Pedagogia Histórico-Crítica e seu potencial transformador da sociedade, a atividade de extensão foi ofertada para estudantes de curso de graduação, professores das redes pública e privada de ensino, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), professores universitários e membros dos movimentos sociais e da sociedade em geral.
O curso de extensão esteve diretamente vinculado com a disciplina do mesmo nome, em várias instituições de ensino públicas, pelos seguintes docentes:
- professores doutores José Claudinei Lombardi e Mara Regina Jacomeli, ambos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
- professores doutores Luciana Cristina Salvatti Coutinho e Marcos Francisco Martins, do PPGEd do Centro de Ciências Humanas e Biológicas do Campus Sorocaba, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-So);
- professora Maria Cristina dos Santos, do campus São Carlos, da da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
- professor doutor Rodrigo Sarruge Molina, da Universidade Federal de espírito Santo (UFES);
- professores doutores Anselmo Alencar Colares e Lilia Colares, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA);
- professores doutores Rosimeri Pereira e Dalton Alves, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO);
- professores doutores Marta Loula Dourado Viana e Cláudio Eduardo Félix dos Santos, da Universidade Estadual do Sudoeste do Estado da Bahia (UESB) – campus Vitória da Conquista;
- professor doutor Jorge Fernando Hermida, da UFPB.
As atividades na modalidade disciplina foram administradas pelas respectivas instituições de ensino e as atividades do formato curso de extensão (inscrição, controle de frequência e emissão de certificados) estiveram sob responsabilidade do Programa de Pós-graduação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O curso teve duração de 60 (sessenta) horas aula. Os encontros aconteceram todas as quintas-feiras, das 9 até as 12h. Tendo como data de início a quinta-feira 24 de SETEMBRO de 2020. O certificado de participação no evento foram emitidos para aqueles que tenham um mínimo de 75% de participação no total de horas/aula.
Cartaz de divulgação do curso de extensão
Você encontrará aqui:
- Informações sobre as atividades conjuntas com o HISTEDBR nacional.