- BATISTA, E. L.; LIMA, M. R. Dermeval Saviani – compromisso e luta Por uma pedagogia para além do capital. Revista HISTEDBR. On-Line. Campinas, nº 53, p. 391-402, out2013 – ISSN: 1676-2584.
- MAINARDES, J.; FERREIRA, M. dos S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S. J.;MAINARDES, J.(Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
- Weber, Max, 1864 – 1920. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva/ Max Weber; tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa; Revisão técnica de Gabriel Cohn – Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 1999. 584p.
- A ARCA DE NOÉ (Apud Relatório da Cia. das Alturas, s.d.).
- MIRANDA, F. S. M. P. O Sentido da Maldade na Obra Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal de Hannah Arendt. Revista Eletrônica Direito, Justiça e Cidadania, Volume 4, nº 1, 2013.
- SPOSITO, M. P. Interfaces entre a sociologia da educação e os estudos sobre a juventude no Brasil. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da educação: análise internacional. Tradução: Cristina Monteiro. Porto Alegre: Penso, 2013.
- GOERGEN, P. Ética na pesquisa. 2014.
- WARDE, M. J. Anotações para uma Historiografia da Educação Brasileira. Em aberto. Brasília, ano 3, n.23. set/out.1984.
- SANFELICE, J. L. História e Historiografia de Instituições Escolares. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.35, p. 192-200, set.2009 – ISSN: 1676-2584.
- CARVALHO, L. D. Educação (em Tempo) Integral na Infância: ser aluno e ser criança em um território de vulnerabilidade. Tese. Universidade Federal de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2013.
- VIANA, A. L. “Abordagens metodológicas em políticas públicas”. Revista de Administração Pública (30) 2: 5-43. 1996.
- HAM, C. e HILL, M. O processo de elaboração de políticas no estado capitalista moderno. Material de uso do GAPI-UNICAMP (Cap. 3 e 4).
- PEREZ, J. R. R. Por que pesquisar implementação de políticas educacionais atualmente? Educação & Sociedade (31) 113: 1179 – 1193. 2010.
- CAVALCANTI, P. A. Avaliação de políticas, programas e projetos: uma contribuição para a área educacional. Campinas, Unicamp, dissertação de mestrado, 2002.
- FIGUEIREDO, A. C. e FIGUEIREDO, M. “Avaliação política e avaliação de políticas: um quadro de referência teórica”. Análise & Conjuntura 1 (3): 107-127. Belo Horizonte: 1986.
- CAVALIERE, A. M. Escola pública de tempo integral no Brasil: filantropia ou política de estado?. Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1205-1222, out.-dez., 2014.
- DUARTE, N. A pedagogia histórico-crítica e a formação da individualidade para si. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 59-72, dez. 2013.
- DUARTE, N. A importância da concepção de mundo para a educação escolar: porque a pedagogia histórico-crítica não endossa o silêncio de Wittgenstein. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 8-25, jun. 2015.
- DUARTE, N. A pedagogia histórico-crítica no âmbito da história da educação brasileira. 2012.
- FREITAS, C. R.; GALTER, M. I. Reflexões sobre a educação em tempo integral no decorrer do século XX. Revista de Educação. UNIOESTE, Campus de Cascável, p.123-138, Vol. 2, nº 3, jan./jun. 2007 – ISSN: 1809-5208.
- ORSO, P. J. Por uma educação para além do capital e por uma educação para além da escola. In: Educação, Estado e Contradições Sociais, ORSO, P. J.; GONÇALVES, S. R.; MATTOS, V. M. (Orgs.). Ed. Outras Expressões, São Paulo, 2011, p. 225-246.
- ORSO, P. J. As possibilidades e limites da educação na sociedade de classes. In: Educação e Sociedade de Classes, publicado pela editora Expressão Popular. Paulino José Orso, Sebastião Rodrigues Gonçalves e Valci Maria de Mattos (Orgs.). 2008.
- ARROYO, M. G. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. Caminhos da educação integral no Brasil: direitos a outros tempos e espaços educativos. Jaqueline Moll e colaboradores. 2012.
- CAVALIERE, A. M. Tempo de escola e qualidade na educação pública. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 1015-1035, out. 2007. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>.
- GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. – (Educação Cidadã; 4).
- LOMBARDI, J. C. Algumas questões sobre educação e ensino em Marx e Engels. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 347-366, abr. 2011 – ISSN: 1676-2584.
- SAVIANI, D. A pedagogia histórico-crítica e as lutas de classe e a educação escolar. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 25-46, dez. 2013.
- GONÇALVES, A. S. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec 2006 n. 2.
- SAVIANI, N. Escola e luta de classes na concepção marxista de educação. In: Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 3, n. 1, p.7-14. fev. 2011.
- COLARES, M. L. I. S. Roteiro para leituras de textos do “Quarta com ciência” do Histedbr-Ufopa. 2017.
- MACIEL, Antonio Carlos; JACOMELI, Mara Regina Martins; BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. Fundamentos da educação integral politécnica: da teoria à prática. In: Educ. Soc., Campinas, v. 38, nº. 139, p.473-488, abr.-jun., 2017.
- Material da Palestra “Escola Sem Partido: a lei da mordaça”, proferida no dia 23 de maio de 2018, pelo Prof. Msc. Mário Adonis Silva/UFOPA.
- Material do Minicurso “O uso da fotografia como fonte histórica”, realizado no dia 21 de novembro de 2018, pela Profa. Dra. Edna Marzzitelli/UFOPA.
MATERIAL DE APOIO DAS LIVES DO HISTEDBR-UFOPA NO ANO DE 2021
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 08/04/2020, sob coordenação da Profa. Dra. Lilia Colares, com apresentação do texto de estudo pelos mestrandos Lucas Soares e Thaiana Netto/PPGE-UFOPA.
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 15/04/2020, sob coordenação da Profa. Dra. Lília Colares, com apresentação do texto de estudo da doutoranda Elenise Arruda/PGEDA-UFOPA.
- Material da Vídeo Conferência “A dialética na perspectiva Marxista”, apresentada no dia 16 de abril de 2020, pelo Prof. Dr. Gilberto Rodrigues/UFOPA.
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 22/04/2020, sob coordenação do Prof. Dr. Anselmo Colares, com apresentação do texto de estudo do doutorando Ednaldo Rodrigues/PGEDA-UFOPA.
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 29/04/2020, sob coordenação do Prof. Dr. Anselmo Colares, com apresentação do texto de estudo pelo mestrando Ormano Sousa/PPGE-UFOPA.
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 13/05/2020, sob coordenação do Prof. Dr. Anselmo Colares, com apresentação do texto de estudo pelo mestrando Sidney Canto/PPGE-UFOPA.
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 27/05/2020, sob coordenação da Profa. Dra. Lília Colares, com apresentação do texto de estudo pelas mestrandas Juliana Jordão e Ingrid Coelho/PPGE-UFOPA.
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 10/06/2020, sob coordenação da Profa. Dra. Lília Colares, com apresentação do texto de estudo pela mestranda Ledyane Barbosa /PPGE-UFOPA.
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 24/06/2020, sob coordenação do Prof. Dr. Anselmo Colares, com apresentação do texto de estudo pelo mestrando Raimundo Neves/PPGE-UFOPA.
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 12/08/2020, sob coordenação do Prof. Dr. Gilberto Rodrigues, com apresentação do texto de estudo pela mestranda Karolina Carvalho /PPGE-UFOPA.
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 26/08/2020, sob coordenação dos professores doutores Anselmo Colares e Edilan Quaresma, com apresentação do texto de estudo pelos mestrandos Duci Alves e Roberto Maia /PPGE-UFOPA.
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 09/09/2020, sob coordenação dos professores doutores Lília Colares e André Dioney Fonseca, com apresentação do texto de estudo pelas mestrandas Ivonely Brito e Lúcia Viana /PPGE-UFOPA.
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 23/09/2020, sob coordenação dos professores doutores Anselmo Colares e Lília Colares, com apresentação do texto de estudo pelas mestras Greice Goch e Francinara Ferreira.
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 07/10/2020, sob coordenação do professor doutor Anselmo Colares, com apresentação do texto de estudo pelas mestras Eliane Gomes e Lílian Aquino.
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 21/10/2020, sob coordenação dos professores doutores Anselmo Colares e Maria José Cardozo, com apresentação do texto de estudo pelas mestras Eli Tapajós e Márcia Lima.
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 04/11/2020, sob coordenação dos professores doutores Anselmo Colares/Ufopa e Lília Colares/Ufopa, com apresentação do texto de estudo pelas mestras Maria Aguiar e Adriana Siqueira (Egressas do PPGE-UFOPA).
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 18/11/2020, sob coordenação dos professores doutores Anselmo Colares/Ufopa e Lília Colares/Ufopa, com apresentação do texto de estudo pelas mestras Ângela Santos e do Dr. Alípio Gomes (Egressos do PPGE-UFOPA).
- Material de apoio da LIVE do “Quarta com Ciência” do dia 02/12/2020, sob coordenação dos professores doutores Anselmo Colares/Ufopa e Lília Colares/Ufopa, com apresentação do texto de estudo pela mestra Lília Travassos e da doutoranda Nara Alvoredo.
Grupo de Estudos Pedagogia Histórico-Crítica 2021
- Texto do 1º encontro: A Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
- Texto do 2º encontro: Escola e Democracia – A teoria da curvatura da vara – Capítulo II (Dermeval Saviani)
- Texto do 3º encontro: Escola e Democracia – Para além da teoria da curvatura da vara – Capítulo III (Dermeval Saviani)
- Texto do 4º encontro: Marxismo e Pedagogia (Dermeval Saviani)
- Texto do 5º encontro: Marxismo e Educação: contribuição ao debate sobre a teoria da educacional e da transição (Celi Taffarel)
- Texto do 6º encontro: Como ensinar. O método da PHC e a aula como unidade concreta de relações sociais – Capítulo 5, pg. 99-117 (Angelo Antônio Abrantes)
- Texto do 7º encontro: Como avançar. Desafios da PHC hoje – Capítulo 12, pg. 235-255 (Dermeval Saviani)
Você encontrará aqui os textos utilizados nas reuniões do grupo:
- Artigos;
- Dissertações;
- Teses;
- Capítulos de livros;
- Material de apoio das lives.