HISTEDBR

História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR/UFOPA

CURSO DE EXTENSÃO: Estado-Mercado; Trabalho; Educação; Competências – Leituras críticas (2022)

0 Flares 0 Flares ×

Curso de Extensão –  Estado-Mercado; Trabalho; Educação; Competências – Leituras críticas (vinculado ao Projeto de Extensão”Quarta com Ciência”)(2022)

Sobre o Quarta com Ciência:

O “Quarta Com Ciência do Histedbr Ufopa” é uma atividade realizada desde 2017 na Universidade Federal do Oeste do Pará, através da qual são desenvolvidos estudos críticos de textos na área da Educação, com temáticas relacionadas aos projetos do Grupo de Estudos e Pesquisas “Historia, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. Os Encontros, que possibilitam a integração dos docentes, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação entre si e com a comunidade externa, são quinzenais e ocorrem sempre às quartas-feiras.

Sobre a ação:

No segundo semestre de 2022, o Quarta com ciência ocorreu de forma virtual e promoveu o estudo de textos das obras “A ideologia da competência”, de Marilena Chauí, publicado em 2022, e “O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços da era digital”, publicado em 2018, de autoria de Ricardo Antunes. Espera-se que os participantes dos encontros, que ocorrerão em formato de Curso de Extensão, possam realizar uma leitura crítica das transformações no mundo do trabalho a partir dos textos que serão estudados.

Cartaz de divulgação: Talline Oliveira

WhatsApp Image 2022-06-29 at 17.50.05

Dinâmica do curso:

O desenvolvimento da atividade combinará exposição dos apresentadores no formato remoto, por meio de salas virtuais do Google Meet, seguidas de debates​;​ as questões para o debate deverão ser postadas pelos participantes através do chat durante o desenvolvimento da atividade.​

O curso de extensão acontecerá quinzenalmente as QUARTAS FEIRAS, das 17h até as 19h.

Data de início: 17 de agosto de 2022

Término do curso: 07 de dezembro de 2022

Público-Alvo: Integrantes do Grupo Histedbr-Ufopa. Pesquisadores; estudantes da graduação e da pós-graduação nacionais e internacionais. Professores da educação superior e da educação básica e demais interessados no tema.

Período de inscrição: 30 de junho a 30 de julho de 2022.

Limite de inscrições: 55 vagas

Sobre a certificação: Será emitida a certificação de 40h para os inscritos que assinarem a folha de frequência cumprindo o mínimo de 75% de participação.

Acesse AQUI a programação do curso.

Faça AQUI sua inscrição no curso.

Acesse AQUI o tutorial de inscrição via SIGAA

Contato: grupohistedbrufopa@gmail.com

DAS REFERÊNCIAS PRINCIPAIS PARA MATERIAL DE ESTUDO:

Clique na imagem de capa dos livros para informações de aquisição do material.

Autora: Marilena Chauí

PRIMEIRO ENCONTRO: 17 de agosto de 2022

Coordenação: Prof. Dr. Anselmo Colares/Ufopa e Me. Adrielle Serra/PGEDA-Ufopa

Apresentação: Ma. Márcia lima/PGEDA-Ufopa e Me. Nato Aguiar/PGEDA-Ufopa

Textos de Apoio: Ideologia da competência (p. 53-58); Contra o discurso competente (p. 113-116); O pacote competente (p. 117-120).

Autora/livro: CHAUI, Marilena. A ideologia da competência, v. 3, 224p., 2022.

SEGUNDO ENCONTRO: 14 de setembro de 2022

Coordenação: Profa. Dra. Edna Marzzitelli e Me. Adrielle Serra/PGEDA-Ufopa

Apresentação: Ma. Thaiana Baptista e Dra. Margarida Gordo/Ufpa

Textos de Apoio: Cap. 1 – Fotografias do trabalho precário global (p. 19-24)

TERCEIRO ENCONTRO: 28 de setembro de 2022

Coordenação: Profa. Dra. Antônia Vidal/Ufopa e Ma. Adrielle Serra/PGEDA-Ufopa

Apresentação: Ma. Eli Tapajós/PGEDA-Ufopa e Ma. Nara Alvoredo/PGEDA-Ufopa

Texto de Apoio: Cap. 2 – A explosão do novo proletariado de serviços (p. 25-64).

QUARTO ENCONTRO: 05 de outubro de 2022

Coordenação: Prof. Dr. Anselmo Colares/Ufopa e Ma. Adrielle Serra/PGEDA-Ufopa

Apresentação: Me. Lucas Soares/Ufopa e Ma. Eliane Gracy

Texto de Apoio: Cap. 3 – Infoproletariado, informalidade (i)materialidade e valor: o novo proletariado global e suas principais tendências (p. 65-86).

QUINTO ENCONTRO: 19 de outubro de 2022

Coordenação: Profa. Dra. Edna Marzzitelli e Me. Adrielle Serra/PGEDA-Ufopa

Apresentação: Ma. Elenise Arruda/PGEDA-Ufopa e Ma. Glaucilene Lima/PGEDA-Ufopa

Textos de Apoio: Cap. 4 – Quem é a classe trabalhadora hoje? (p. 87-94); Cap. 5 – A subjetividade operária, as reificações inocentes e as reificações estranhadas (p. 95 -110); Cap. 6 -Trabalho uno ou omni: a dialética entre o trabalho concreto e o abstrato (p. 111-116).

Autor/livro: ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços digitais, 1ª Ed., 325p., (2018).

SEXTO ENCONTRO:  23 de novembro de 2022

Coordenação: Prof. Dr. Leandro Sartori/Uerj e Ma. Adrielle Serra/PGEDA-Ufopa

Apresentação: Me.  Tânia Castro/PGEDA-Ufopa e Me. Jorge Couto/PGEDA-Ufopa

Textos de Apoio: Cap. 7 – A nova morfologia da classe trabalhadora no Brasil recente: operariado da indústria, do agronegócio e dos serviços (p. 117-136); Cap. 8 – A sociedade dos adoecimentos no trabalho (p. 137-152); Cap. 9 – A precarização do trabalho como regra (p. 153-168); Cap. 10 – A sociedade da terceirização total (p. 169 – 178).

SÉTIMO ENCONTRO: 30 de novembro de 2022

Coordenação: Profa. Dra. Margarida Gordo/Ufpa e Ma. Adrielle Serra/PGEDA-Ufopa

Apresentação: Me. Ednaldo Rodrigues/PGEDA-Ufopa e Ma. Francinara Ferreira/PGEDA-Ufopa

Texto de Apoio:  Simulacro e poder: uma análise da mídia (p. 121-194).

Autora/livro: CHAUI, Marilena. A ideologia da competência, v. 3, 224p., 2022.

OITAVO ENCONTRO: 07 de dezembro de 2022

Coordenação: Profa. Dra. Lília Colares/Ufopa e Me. Adrielle Serra/PGEDA-Ufopa

Apresentação: Me. Maria Aguiar/PGEDA-Ufopa e Me. Ângela Rocha/PGEDA-Ufopa

Tema: Discussão e aprovação coletiva do relatório final